Alliance Internationale de Journalistes
Qu'est ce que l'Alliance ?
 
 
Partager  

Preâmbulo

Preâmbulo

A aliança internacional de jornalistas é uma rede informal apoiada pela Fondation Charles Léopold Mayer pour le Progrès de l’Homme (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso do Homem, FPH), no contexto do desenvolvimento de “alianças cidadãs”. O objetivo geral deste grupo, aberto e construtivo, é trabalhar sobre a temática da “responsabilidade”. Para isso, oferece aos profissionais da informação um espaço, uma rede, uma dinâmica para que jornalistas e cidadãos no mundo inteiro possam comungar em suas reflexões, suas experiências, suas propostas concretas para reformar as práticas. Esta aliança ambiciona coligar os vários atores envolvidos na produção da informação para produzir inteligência coletiva, e trabalhar concretamente para podermos assumir uma responsabilidade ao mesmo tempo pessoal e profissional, individual e coletiva.

Histórico
No começo de 1994, a Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso do Homem lançou uma dinâmica coletiva com o titulo de “Aliança para um mundo responsável, plural e solidário”. Tal iniciativa internacional, baseada na busca permanente de propostas concretas de mudança, estruturou-se em torno de temáticas, lugares geográficos e ambientes sócio-profissionais. O momento crucial desta dinâmica foi a realização, no final de 2001, de vários encontros continentais e da Assembléia Mundial dos Cidadãos, que gerou uns sessenta Cadernos de Propostas, a “Carta das responsabilidades humanas” e a Agenda para o século 21.
Entre os grupos sócio-profissionais, houve uma aproximação com o mundo da mídia para esboçar um ‘colégio de jornalistas’, em ocasião de duas iniciativas, no final dos anos 90. A primeira na Índia, com a criação da rede “Transforming World”, composta por jornalistas editorialistas, na maioria asiáticos, interessados em se expressar sobre desafios comuns ; a outra na França, com a organização de duas reuniões de trabalho com uns quinze jornalistas, para analisar as lógicas institucionais que prendem e seguram a mídia e os próprios jornalistas e enunciar alguns princípios de responsabilidade. Em ocasião do Fórum Social Mundial em Mumbai em 2004, o sucesso do seminário sobre a responsabilidade dos jornalistas, organizado em colaboração com a FPH, deixou clara a aspiração dos profissionais da mídia de levar adiante o dialogo. Foi naquela ocasião que achamos que havia ali o embrião de uma verdadeira aliança entre jornalistas. Em agosto de 2004, um grupo de 5 pessoas na França, na Índia, no Brasil e nos Estados Unidos lançou a aliança internacional de jornalistas.

Date de publication 19 juin 2014
Article / Entretien Article / Entretien     Audiovisuel Audiovisuel     Campagne Campagne     Document Document     Evénement / Débat Evénement / Débat     Analyses / études Analyses / études     Publication Publication
Plan du site | Suivre la vie du site RSS 2.0 | Mentions légales et crédits | Valid XHTML 1.0 Transitional