Alliance Internationale de Journalistes
Qu'est ce que l'Alliance ?
 
 
Partager  

Natureza da Initiativa

1. Implantação geográfica
O território da aliança de jornalistas é internacional. Do ponto de vista temático, além das especificidades nacionais e regionais, a aliança organiza um movimento de pensamento e reflexão comuns. Do ponto de vista geográfico, foram constituídos uns ‘pólos’ ou ‘espaços regionais’ onde havia grupos de jornalistas aspirando participar do movimento. Até agora, há pólos : na França, Itália, Espanha e Suíça (pólo Europa) no Brasil (pólo América do Sul) na Índia (pólo Ásia) nos EUA (pólo América do Norte), atualmente sem animador.


2. Natureza
A aliança é uma convergência de jornalistas (qualificamos de jornalistas todos aqueles que se reconhecem como tais, mesmo sem ter necessariamente o status oficial), representando várias formas de exercer a profissão (mídia : imprensa escrita, rádio, televisão, etc.), preocupados com a responsabilidade que a missão de informar comporta. Eles pretendem intervir em questões como :
- as condições do exercício da profissão, isto é, as condições para coletar, tratar e transmitir a informação ;
- a ligação com o público destinatário da informação, na busca de um novo contrato social ;
- o relacionamento entre jornalistas e proprietários da mídia.
A aliança aborda assim alguns questionamentos comuns entre os profissionais do conhecimento, levantados nas alianças entre servidores, pesquisadores e universitários.


3. Participantes
Os participantes da aliança são todas as pessoas interessadas e motivadas pelas temáticas participantes dos grupos abaixo :
- os jornalistas, entre os quais aqueles que originaram esta iniciativa ;
- os demais atores da produção de informação (por ex. : fotógrafos, diagramadores e outros técnicos) ;
- os atores da observação e da regulamentação da mídia (poderes públicos, organismos públicos, universidades, políticos eleitos, pesquisadores) ;
- os destinatários da informação, enquanto consumidores, usuários ou cidadãos.


4. Características
A aliança internacional de jornalistas é uma iniciativa informal. Ela não pretende substituir-se às pessoas que dela participam, e tampouco falar em nome delas, mas, pelo contrário, permitir que cada um, por meio da ligação com os demais, possa afirmar melhor sua identidade e ser mais eficaz na promoção da responsabilidade social dos jornalistas. A aliança não pretende ser corporativista, mas federativa dos vários atores no ambiente da mídia. É uma iniciativa a longo prazo : não se trata de uma manifestação midiática de aspecto pontual, tipo campanha. Seus promotores e assinantes estão conscientes da importância das transformações que pretendem suscitar, e do tempo que poderia precisar para elas emergirem e se afirmarem em nível internacional.

Date de publication 19 juin 2014
Article / Entretien Article / Entretien     Audiovisuel Audiovisuel     Campagne Campagne     Document Document     Evénement / Débat Evénement / Débat     Analyses / études Analyses / études     Publication Publication
Plan du site | Suivre la vie du site RSS 2.0 | Mentions légales et crédits | Valid XHTML 1.0 Transitional